Características Gerais

O Pátria PIPE é um fundo do Pátria Investimentos, líder em investimentos alternativos no Brasil e na América Latina, com mais de 30 anos de atuação no mercado de Private Equity. O Fundo buscará a valorização do capital de seus investidores, investindo principalmente em um portfólio concentrado com foco em empresas listadas na bolsa brasileira. A estratégia de investimentos alia características das gestões de Private Equity e de Renda Variável, permitindo a busca por geração de valor com a aceleração do crescimento das empresas do portfólio por meio de, principalmente, (i) melhorias nas capacidades de gestão, (ii) desenvolvimento da governança corporativa e apoio ao time de gestão e acionistas controladores na formulação e (iii) execução de projetos estratégicos incluindo consolidação setorial.

 

  • Alexandre Saigh Senior Managing Partner e cofundador do Pátria Investimentos

    Alexandre Saigh é Senior Managing Partner e cofundador do Pátria Investimentos, sendo o principal responsável pela área de Private Equity, e membro dos Comitês Executivo e de Gestão de Investimentos. Ocupa cargos nos conselhos de administração de diversas companhia investidas dos fundos do Pátria. Em 2001, foi um dos fundadores do Pátria Investimentos, desenvolvendo e liderando os esforços para torná-lo um dos líderes em investimentos alternativos no Brasil e na América Latina. Em 1994, ingressou no Patrimônio, empresa antecessora ao Pátria, como Managing Partner responsável pelo desenvolvimento e execução dos negócios de Private Equity. Entre 1994 e 1997, enquanto estruturava a área de Private Equity, foi Diretor Executivo e Financeiro da Drogasil, uma das principais redes de farmácias do Brasil e o primeiro investimento em Private Equity do Pátria. Trabalhou no banco de investimentos JP Morgan entre 1989 e 1994, como Vice-Presidente das áreas de Private Equity, Corporate Finance e M& A. É bacharel em administração financeira e administração hoteleira pela Universidade de Boston e pós-graduado em administração e gestão pela Universidade de Harvard.

  • Olimpio Matarazzo Senior Managing Partner e cofundador do Pátria Investimentos

    Olimpio Matarazzo é Senior Managing Partner e cofundador do Pátria Investimentos, responsável principalmente pelas divisões de Real Estate e Crédito, e membro do Conselho e do Comitê Executivo do Pátria. Foi sócio fundador do Pátria em 2001, desenvolvendo e liderando os esforços para torná-lo uma das principais empresas de investimentos alternativos no Brasil. Em 1988 foi um dos fundadores do Patrimônio e liderou a área de mercado de capitais e as mesas proprietárias, bem como o relacionamento com a mesa de renda fixa da Salomon Brothers. Após a venda do Patrimônio para o Chase Manhattan em 1999, passou dois anos no Chase Manhattan onde foi corresponsável pelas mesas proprietária e de mercado de capitais no Brasil. Antes de fundar o Patrimônio, trabalhou no JP Morgan como vice-presidente da área de finanças corporativas. É formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e participa dos conselhos em várias companhias investidas pelo Pátria.

  • Flavio Menezes Partner do Pátria Investimentos e Gestor de Public Equities

    Flávio Menezes é Partner do Pátria Investimentos, onde é responsável por investimentos em companhias abertas, também é membro dos Conselhos de Administração da Construtora Tenda (desde junho de 2017) e da CVC Corp (desde maio de 2020), maior operadora de viagens da América Latina. Foi sócio fundador da empresa de asset management Mainstay Capital, sócio da GPS Planejamento Financeiro, sócio fundador, CEO e membro do Conselho de Administração da Mundo Media S.A e sócio e head de gestão de renda variável do Banco Patrimônio de Investimentos. É formado em Administração de Empresas pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas e tem MBA pela Booth School of Business da Universidade de Chicago.

  • Ricardo Scavazza Partner do Pátria Investimentos

    Ricardo Scavazza é Partner do Pátria Investimentos e da área de Private Equity. Ingressou no Patrimônio em 1999, empresa antecessora ao Pátria, atuando na área de fundos de investimento em participações, liderando as atividades de aquisições de empresas do portfólio dos Fundos I e II do Private Equity. Trabalhou na DASA e Anhanguera, companhias investidas do Private Equity, como Diretor Financeiro de 2001 a 2002 e de 2005 a 2006, respectivamente. É graduado em administração de empresas pela University of Texas e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).